JANEIRO BRANCO

Mês dedicado a saúde mental  e emocional

•Janeiro Branco é uma campanha que convida as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito dela, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas e sobre suas emoções, seus pensamentos e seus comportamentos.

•O mês é dedicado para colocar os temas da saúde mental e emocional em evidência em nome da prevenção ao adoecimento emocional.

•Uma campanha que busca estimular as pessoas a refletirem e entenderem a saúde mental com parte fundamental do bem-estar do indivíduo, promovendo a prevenção do adoecimento emocional.

•Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão, enquanto a ansiedade afeta quase 20 milhões brasileiros. Dados alarmantes e que trazem preocupações para os profissionais de saúde, já que o suicídio é apontado pelo Ministério da Saúde como a 4ª maior causa de morte entre os jovens no país. Um número expressivo e que é um forte indicador das questões relacionadas à saúde mental no Brasil.

•A campanha do Janeiro Branco busca combater a falta de informação e os estigmas relacionados à saúde mental, como forma de estabelecer um diálogo, compreender melhor o ser humano e suas aflições e prevenir o desenvolvimento das doenças emocionais. Além disso, mais do que nunca, a campanha mostra sua relevância devido ao quadro pandêmico e a necessidade de isolamento social.

A SAÚDE MENTAL E O TRATAMENTO DO CÂNCER

•É comum que o diagnóstico do câncer traga algum impacto emocional ao paciente e seus familiares.

•Medo, incertezas e ansiedade podem ocorrer ao longo do caminho do paciente oncológico e implicar na diminuição de hábitos saudáveis, não cumprimento e até abandono do tratamento médico.

Como os familiares de pacientes oncológicos cuidam da saúde mental?
Ser familiar de um paciente com câncer pode impactar a vida de diferentes maneiras, principalmente pela idade, rotina e a proximidade com o paciente.

Por isso, é de extrema importância que a família do paciente com câncer entenda que também necessita de atenção, principalmente quando se fala em saúde emocional. O familiar também precisa que sejam ouvidos com suas necessidades

Para manter a saúde emocional você precisa ter hábitos  de autocuidado!
Quais as praticas de autocuidado?
São aquelas que tem como objetivo nos manter bem, saudáveis e equilibrados.

1° Passo para que possa ter autocuidado:
É autoconhecimento. Nós precisamos nos conhecer, saber quem somos nós. Para assim, escolher algumas estratégias que sejam funcionais Algumas dessas estratégias são:
Nos afastarmos um pouco das telas dos computadores, celulares e nos afastarmos um pouco das redes sociais.
Quando puder dê uma caminhada, faça exercícios físicos. Se distrair também é fazer alguma coisa que seja agradável

2° passo importante:
Relacionamentos.
Bons relacionamentos.
Relacionamentos com pessoas saudáveis, que possam nos acolher nos entender.
Pessoas que sejam empáticas e que nos ajudem.

3°Passo: Dormir bem!
Praticar o que se chamam de gênio do sono, ou seja, nos preparar para dormir.

4°Passo:
Buscar ajuda sempre que necessário.
Nós não somos uma ilha, nenhum de nós é uma ilha. É nós precisamos frequentemente da ajuda dos outros.
Então:
Sem constrangimentos reconhecer que estamos precisando e buscar ajuda.

“Conversar é necessário para amenizar a dor da alma e mente. Por isso, quem cuida da vida, também cuida da mente. Não tenha vergonha de pedir ou procurar ajuda!” “É necessário falar acerca da saúde mental, expor nossas dores ajuda a amenizar o sofrimento.

WhatsApp
Facebook
Twitter